terça-feira, 6 de outubro de 2009

Batismo de Ouro

Exatamente no meu segundo dia de estada em Porto Alegre, em 1992, um amigo que se perdeu por aí, conhecido por Tiganá, ou simplesmente Tiga, ao me recepcionar na capital me levou para conhecer um bar em Porto Alegre.

Tiganá sabia que eu era uma amante da boemia, da seresta, do samba dos bons, por isso ele me levou para conhecer o Bar Adelaide’s. Mera coincidência, eu havia ido morar a uma quadra do mesmo.


Por acaso hoje encontrei um texto de um dos mais compe-tentes jornalistas da capital falando justamente desse bar.

Diz Fernando Albrecht: “Um dos bares mais fascinantes que Porto Alegre teve foi o Adelaide’s, que ficava no Centro de Porto Alegre, na Marechal Floriano, trecho entre a Jerônimo Coelho e a Duque de Caxias. Surgiu na segunda metade dos anos 1960. A dona, Adelaide, abriu o despretensioso local como um bar-chope. Não tinha nem toalhas nas poucas mesas. Menos de três anos depois, virou o templo da seresta e boemia. Sem nenhuma combinação prévia, aos poucos começaram a frequentá-lo Lupicinio Rodrigues, o ex-pugilista e cantor Johnson, Plauto da Flauta, Mário Barros do violão sete cordas, o saxofonista Marino, o compositor e cantor Alcides Gonçalves e tantos outros cobras. Era um time de primeira que ia lá quase todas as noites”.

Claro que quando eu conheci o lugar ele já não mais pertencia à dona Adelaide, que morreu nos anos 80. Pertencia a um cara chamado Lafaiete, um típico dono de bar bonachão.


Foi nessa mesma noite que eu ouvi pela primeira vez uma música que jamais olvidei, chamada Porta Estandarte, interpretada pelo meu querido amigo Cauby Silveira (que conheci antes, quando ainda morava em Caxias do Sul), dono de uma voz incomparável e violinista talentoso, filho de outro grande artista que essa terra já produziu, o Cauby do Violão.

E, depois daquela noite de batismo pela mais pura batucada dos nossos tantãs, repetidas noites passei pelo Adelaide’s onde tive a alegria de conhecer muitos dos grandes nomes da boa MPB gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário